EAPSUS/FEPECS inicia Pesquisa para Diagnóstico Situacional do

Processo Educativo nos Cenários de Práticas Curriculares

A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) deu inicio à realização da Pesquisa para Diagnóstico Situacional do Processo Educativo nos Cenários de Práticas Curriculares no âmbito da SES-DF e que está sob a responsabilidade da EAPSUS.

O objetivo dessa pesquisa é verificar em que medida as ações educativas realizadas pela EAPSUS têm contribuído para mudanças nos serviços de saúde da SES/DF. De acordo com a diretora da EAPSUS, Dra. Adriana Pederneiras, a pesquisa vai contribuir com o avanço das ações educativas que estão à frente da Escola.

“A pesquisa auxiliará na tomada de decisão, possibilitando  melhoria contínua nas ações coordenadas pela EAPSUS”.

Para isso, foi contratada empresa especializada que deu início à execução do projeto em novembro de 2019 e que por ocasião do enfrentamento à pandemia causada pela COVID-19, precisou ser suspensa, reiniciada em 01/02/2021 e reformulada para o formato digital.

Este projeto objetiva verificar as condições de trabalho e aprendizado de todos os atores envolvidos nas ações de integração ensino serviço que atuam no Sistema único de Saúde (SUS), em específico de cinco cenários, em sete Hospitais Regionais no âmbito da SES/DF.

A pesquisa será realizada na plataforma moodle no site da EAPSUS, na aba “EAD”. Os envolvidos na pesquisa são: Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), chefes de cenário, supervisores, estudantes e professores/docentes.

Os links da pesquisa estão disponíveis na plataforma Moodle da EAPSUS e nos NEPS.