Publicado: Segunda , 01 de Outubro de 2024, 13h32 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2024, 16h25

I MOSTRA DE ESTÁGIOS (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

 

 1. O que é a Mostra de Estágios?

 

A I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal tem como propósito o compartilhamento de experiência exitosas  das atividades práticas realizadas nos cenários da SES-DF, valorizando a troca de saberes entre estudantes, docentes e profissionais de saúde da SES-DF de maneira a fomentar um espaço de discussão sobre a importância dos estágios na formação dos estudantes.

 

 2. A participação na Mostra de Estágios é obrigatória?

 

A participação na I Mostra de Estágios não é obrigatória. 

 

 3. Quem pode participar da Mostra de Estágios?

 

Estudantes das instituições de ensino conveniadas com a FEPECS, que fazem estágio nos cenários da SES-DF.

 

 4. Quando acontece a Mostra de Estágios?

 

A I Mostra de Estágios acontecerá no dia 10 de outubro de 2024.

 

 5. Como me inscrevo?

 

As inscrições para a I Mostra de Estágios acontecerá por meio da plataforma da EAPSUS  para o publico em geral. E para os estudantes que vão apresentar por meio de link do Google Forms.

 

 6. Como saberei se minha inscrição foi deferida?

 

A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde enviará uma mensagem eletrônica para confirmação. 

 

 7. O que é necessário para o momento da apresentação?

 

Para a apresentação, é necessário que os estudantes compareçam com antecedência à equipe de organização do evento, com um Pen Drive ou compartilhamento pelo Google Drive.

 

 8 . Quais os grupos temáticos da I Mostra de Estágios:

 

Educação em Saúde:  processo sistemático, contínuo e permanente que objetiva a formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a busca de soluções coletivas para os problemas vivenciados e a sua “participação real” no exercício do controle social (Ministério da Saúde. Educação em Saúde Diretrizes. FUNASA: Brasília, 2007, p.20.)

 

Segurança do Paciente: um dos seis atributos da qualidade do cuidado, que tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. A Portaria MS/GM nº 529/2013, no artigo 3º, define como objetivos específicos do Política Nacional de Segurança do Paciente: promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de Saúde; envolver os pacientes e os familiares nesse processo; ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente; produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente; e fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e na pós-graduação na área da Saúde (Ministério da Saúde. Segurança do Paciente. FioCruz: Brasília, 2014, p. 16). 

 

Processo ensino-aprendizagem: a educação brasileira exige profissionais com um novo perfil,  com  competências  e  habilidades  para  resolução  de problemas imediatos e reais. Desse modo, um dos desafios da atual formação desses profissionais é estarem atualizados e preparados para o mercado de trabalho (Almeida apud Leite et al, 2021). Nesta temática deverão ser abordadas as metodologias aplicadas para garantir os objetivos de aprendizado. Ou seja, quais são as ações, elementos que contribuem no processo educacional, nos conhecimentos e nas habilidades a serem adquiridas durante as Atividades Práticas Curriculares.

 

 9. Critérios para participação dos trabalhos

 

  • A pertinência do trabalho em relação ao eixo temático;
  • A presença das normas específicas para apresentação de trabalhos;
  • Qualidade da revisão da literatura;
  • Aplicabilidade no SUS;
  • A inovação tecnológica;
  • O uso das práticas pedagógicas;

 

10. Critérios para premiação dos trabalhos

 

  • A inovação tecnológica;
  • O uso das práticas pedagógicas;
  • Domínio do assunto, capacidade de argumentação, articulação, postura, utilização de língua padrão, respeito ao tempo de apresentação;
  • Impacto do estágio na formação técnica do estudante, ou seja, relação entre teoria e prática;
  • Realização de projetos com envolvimento social;
  • Abrangência do projeto;

 

 11. Quantos participantes por grupo?

Cada grupo deve conter cinco membros, sendo quatro estudantes e um professor.

 

 12. Quais as premiações?

 

  • O 1º lugar receberá ingressos para a participação do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) a ser realizado em Fortaleza-CE no período de 2 a 6 de novembro de 2024. Tal participação incluirá a inscrição no evento, as passagens aéreas de ida e volta e a hospedagem no local do evento. A quantidade de participantes nas experiências relatadas será em número de 5 sendo o docente como autor e 4 estudantes como co-autores.

 

  • O grupo que ficar em 2°lugar reberá um dia de SPA com massagem relaxante com pedras quentes.

 

  • O grupo que ficar em 3°lugar reberá um jantar completo em um Restaurante.

 

 

Pular para o conteúdo