PERGUNTAS FREQUENTES
Como posso fazer estágio nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal?
De acordo com a Portaria SES nº 399/2020 (colocar link), somente as instituições conveniadas com a SES/DF podem encaminhar seus estudantes aos cenários de ensino, para a realização das atividades práticas curriculares.
Quais cursos e instituições são conveniados com a SES/DF para práticas curriculares?
As instituições e seus respectivos cursos estão dispostos na listagem disponível em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/instituicoes-de-ensino-conveniadas/>.
Como fazer o curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?
Para dar início ao curso é necessário fazer o cadastro na plataforma EAD da Eapsus <http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php>.
As instruções detalhadas estão disponíveis em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/acolhimento-estudantes-docentes/>.
Como imprimir o certificado do curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?
Antes de imprimir o certificado, é necessário ter assistido às aulas (vídeos), realizado a tarefa final com acertos em 70% ou mais, e ter o tempo mínimo de participação de nove horas. Antes de imprimir, verifique se o seu nome está correto e completo, se não estiver, altere o seu cadastro. Após a conclusão do curso e a realização da avaliação do curso o certificado será liberado de forma imediata, clicando no campo “OBTER CERTIFICADO”.
Supervisor/preceptor de estágio tem direito ao certificado pela atividade prática curricular? Como solicitar?
Sim, ele tem direito ao certificado e deve procurar o NEPS da Região de Saúde, onde aconteceu a supervisão, e preencher uma ficha de avaliação, que posteriormente será encaminhada à GIES/EAPSUS/FEPECS, para a emissão e envio do certificado.
Quais são os procedimentos para uma instituição de ensino encaminhar estudantes para realizar práticas curriculares na SES/DF?
Para realizar estágios e atividade prática supervisionada na SES/DF, a instituição de ensino precisa celebrar um convênio com a SES/DF, com a interveniência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde/FEPECS. Os procedimentos estão descritos nas Portaria nº 399/2020 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html> e na Portaria nº 252/2014 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/78853/Portaria_252_19_12_2014.html>.
A Instituição deverá acessar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares – SIGECAP <http://sigecap.fepecs.edu.br/> e realizar o cadastro com o devido encaminhamento da documentação descrita nas normativas citadas.
Outras informações podem ser obtidas com a Gerência de Convênios, através do e-mail <geconv.uag@fepecs.edu.br>.
Instituições de fora do DF podem realizar convênio com a SES/DF para práticas curriculares?
De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente instituições sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderão ser conveniadas para a realização das atividades práticas curriculares na SES/DF.
Quais cursos e instituições são conveniados com a SES/DF para práticas curriculares?
As instituições e seus respectivos cursos estão dispostos na listagem disponível em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/instituicoes-de-ensino-conveniadas/>.
Como fazer o curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?
Para dar início ao curso é necessário fazer o cadastro na plataforma EAD da Eapsus <http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php>.
As instruções detalhadas estão disponíveis em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/acolhimento-estudantes-docentes/>.
Como imprimir o certificado do curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?
Antes de imprimir o certificado, é necessário ter assistido às aulas (vídeos), realizado a tarefa final com acertos em 70% ou mais, e ter o tempo mínimo de participação de nove horas. Antes de imprimir, verifique se o seu nome está correto e completo, se não estiver, altere o seu cadastro. Após a conclusão do curso e a realização da avaliação do curso o certificado será liberado de forma imediata, clicando no campo “OBTER CERTIFICADO”.
Supervisor/preceptor de estágio tem direito ao certificado pela atividade prática curricular? Como solicitar?
Sim, ele tem direito ao certificado e deve procurar o NEPS da Região de Saúde, onde aconteceu a supervisão, e preencher uma ficha de avaliação, que posteriormente será encaminhada à GIES/EAPSUS/FEPECS, para a emissão e envio do certificado.
Quais são os procedimentos para uma instituição de ensino encaminhar estudantes para realizar práticas curriculares na SES/DF?
Para realizar estágios e atividade prática supervisionada na SES/DF, a instituição de ensino precisa celebrar um convênio com a SES/DF, com a interveniência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde/FEPECS. Os procedimentos estão descritos nas Portaria nº 399/2020 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html> e na Portaria nº 252/2014 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/78853/Portaria_252_19_12_2014.html>.
A Instituição deverá acessar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares – SIGECAP <http://sigecap.fepecs.edu.br/> e realizar o cadastro com o devido encaminhamento da documentação descrita nas normativas citadas.
Outras informações podem ser obtidas com a Gerência de Convênios, através do e-mail <geconv.uag@fepecs.edu.br>.
Instituições de fora do DF podem realizar convênio com a SES/DF para práticas curriculares?
De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente instituições sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderão ser conveniadas para a realização das atividades práticas curriculares na SES/DF.
RETIRADA DE CERTIFICADO:
Presencialmente na EAPSUS/FEPECS: Terça-feira e quinta-feira, de 8h as 11h30.
Caso precise agendar outro dia e horário para retirada de seu certificado ou necessite de outras informações sobre o tema, enviar e-mail para sci.eapsus@fepecs.edu.br
2ª VIA DE CERTIFICADO:
*OBS.: CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.
DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 30 REAIS
EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: sci.eapsus@fepecs.edu.br
PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE AÇÃO EDUCATIVA).
Treinamento em serviço
CERTIFICADO: será emitido após finalização do Treinamento em Serviço e do cumprimento de todos os critérios estabelecidos que normatizam essa ação.
RETIRADA DE CERTIFICADO:
- Os certificados dos SUPERVISORES serão anexados ao processo aberto no SEI – Sistema Eletrônico de Informações, referente ao Treinamento realizado.
- O TREINANDO receberá um e-mail, do setor responsável, com as informações para realizar a retirada do seu certificado na EAPSUS/FEPECS.
2ª VIA DE CERTIFICADO:
CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.
DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 30 REAIS
PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO).
EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO REQUERIMENTO E DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: treinamento.eapsus@fepecs.edu.br
2ª VIA CRACHÁ
CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CRACHÁ, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.
DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CRACHÁ:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 15 REAIS
PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CRACHÁ ENCAMINHE UM E-MAIL PARA treinamento.eapsus@fepecs.edu.br COM OS SEGUINTES DADOS:
- Nome Completo;
- Número do Processo SEI do Treinamento em Serviço;
- Nome da Unidade de Saúde ou Unidade Administrativa do Treinamento em Serviço.
E anexar: - Boletim de Ocorrência Policial;
- Comprovante de pagamento da taxa de R$ 15,00.
EAD
A emissão dos certificados para os cursos realizados em EAD segue a regulamentação da
Portaria nº 140, de 20 de março de 2017 e alterações.
Todos os participantes deverão realizar seu cadastro na plataforma EAD da EAPSUS,
criando uma conta com login e senha de acesso no link: http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php
Conforme a carga horária poderão ser emitidas Declaração de Participação e/ou Certificado
de Ações Educativas conforme abaixo:
DECLARAÇÕES: Ações educativas com carga horária inferior à 20h.
CERTIFICADOS: Ações educativas com carga horária superior a 20 horas.
No caso de Educação a Distância a emissão de certificado estará vinculada a realização de
avaliação com, no mínimo, 60% de acertos da atividade educativa.
A emissão de DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO só será efetuada caso o participante
cumpra os pré-requisitos descritos na plataforma.
Após cumprimento dos pré-requisitos a DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO, são emitidos
automaticamente com possibilidade de impressão ou armazenamento em arquivo pelo
próprio participante.
Em caso de dúvida CLIQUE AQUI para ler o tutorial de emissão de certificado e declaração EAD.
2ª VIA DE CERTIFICADO:
A emissão de um novo certificado é feita dentro da página do curso na plataforma Moodle.
PROBLEMAS DE ACESSO À PLATAFORMA
Caso tenha problemas para acessar a sua conta, CLIQUE AQUI e identifique seu usuário ou redefina sua senha.
Após realização do procedimento de recuperação de login, caso o problema continue, envie um email para dti@fepecs.edu.br com os seguintes dados:
-Nome completo
-CPF
-Problema a ser resolvido.