PERGUNTAS FREQUENTES

Como posso fazer estágio nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal?

De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente as instituições conveniadas com  a SES/DF podem encaminhar seus estudantes aos cenários de ensino, para a realização das atividades práticas curriculares.

Quais cursos e instituições são conveniados com a SES/DF para práticas curriculares?

As instituições e seus respectivos cursos estão dispostos na listagem disponível em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/instituicoes-de-ensino-conveniadas/>.

 

Como fazer o curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Para dar início ao curso é necessário fazer o cadastro na plataforma EAD da Eapsus <http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php>. 

As instruções detalhadas estão disponíveis em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/acolhimento-estudantes-docentes/>.

 

Como imprimir o certificado do curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Antes de imprimir o certificado, é necessário ter assistido às aulas (vídeos), realizado a tarefa final com acertos em 70% ou mais, e ter o tempo mínimo de participação de nove horas. Antes de imprimir, verifique se o seu nome está correto e completo, se não estiver, altere o seu cadastro. Após a conclusão do curso e a realização da avaliação do curso o certificado será liberado de forma imediata, clicando no campo “OBTER CERTIFICADO”.

Supervisor/preceptor de estágio tem direito ao certificado pela atividade prática curricular? Como solicitar?

Sim, ele tem direito ao certificado e deve procurar o NEPS da Região de Saúde, onde aconteceu a supervisão, e preencher uma ficha de avaliação, que posteriormente será encaminhada à GIES/EAPSUS/FEPECS, para a emissão e envio do certificado.

Quais são os procedimentos para uma instituição de ensino encaminhar estudantes para realizar práticas curriculares na SES/DF?

Para realizar estágios e atividade prática supervisionada na SES/DF, a instituição de ensino precisa celebrar um convênio com a SES/DF, com a interveniência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde/FEPECS. Os procedimentos estão descritos nas Portaria nº 399/2020 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html> e na Portaria nº 252/2014 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/78853/Portaria_252_19_12_2014.html>.

A Instituição deverá acessar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares – SIGECAP <http://sigecap.fepecs.edu.br/> e realizar o cadastro com o devido encaminhamento da documentação descrita nas normativas citadas.

Outras informações podem ser obtidas com a Gerência de Convênios, através do e-mail <geconv.uag@fepecs.edu.br>.

Instituições de fora do DF podem realizar convênio com a SES/DF para práticas curriculares?

De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente instituições sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderão ser conveniadas para a realização das atividades práticas curriculares na SES/DF.

1. O QUE É TREINAMENTO EM SERVIÇO?
Treinamento em Serviço é uma ação educativa realizada dentro dos ambientes de serviço da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), envolvendo situações práticas de trabalho que são supervisionadas pelos próprios profissionais da SES/DF.

2. QUEM PODE FAZER TREINAMENTO EM SERVIÇO?
Todos os Profissionais de Saúde com formação compatível com as que integram o quadro próprio de servidores da Secretária de Saúde do Distrito Federal – SES/DF.
O Treinamento em Serviço é disponibilizado para servidores da SES/DF da mesma forma para os que não são servidores.

3. QUAL A DURAÇÃO DO TREINAMENTO EM SERVIÇO?
O Treinamento em Serviço deverá ter duração mínima de 30 horas e máxima de 180 horas, no período de até 06 meses observando as normativas em portarias.

4. É PRECISO FAZER ALGUMA PROVA PARA INGRESSAR NO TREINAMENTO EM SERVIÇO?
Não. O Treinamento em Serviço é uma ação de educação disponível o ano todo, não acontecendo por edital ou por demanda do próprio serviço, e sim, em atendimento após formalização dos profissionais de saúde interessados em rever, complementar ou aperfeiçoar suas práticas profissionais, em interação com outros profissionais da área.

5. DEVO PAGAR ALGUMA TAXA PARA INGRESSAR NO TREINAMENTO EM SERVIÇO?
Não é cobrado taxas, mensalidade ou qualquer outro valor. Apenas é exigida, do interessado em realizar o Treinamento em Serviço, a apresentação de Seguro contra Acidentes Pessoal e de Responsabilidade Civil Profissional com cobertura correspondente ao período de Treinamento em Serviço.

6. TENHO INTERESSE EM FAZER O TREINAMENTO EM SERVIÇO, O QUE TENHO QUE FAZER PARA INICIAR A SOLICITAÇÃO?
• Identificar a Unidade de Saúde/Serviço e o Cenário do seu interesse para realizar o Treinamento.
• Entrar em contato com o NEPS (*) que é Núcleo de Educação Permanente em Saúde do local de interesse para saber se a Unidade de Saúde/Serviço e o Cenário possuem disponibilidade para acolher sua demanda, verificar se existe servidor (a) da SES/DF disponível e habilitado (a) para ser seu supervisor (a) não se esquecendo de verificar a compatibilidade de horários entre o (a) supervisor (a) e sua disponibilidade de tempo para estar no Treinamento.
• Organizar a documentação necessária para ingresso no Treinamento em Serviço.

(*) Contato dos NEPS acesse:
https://www.eapsus.fepecs.edu.br/wp-content/uploads/2022/01/Lista_Contato_NEPS-atualizada_29.11.21.pdf

7. QUAIS OS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS PARA PARTICIPAR DO TREINAMENTO EM SERVIÇO NA SES-DF?
a) Requerimento e Formulários padrão do programa de treinamento em serviço com todos os itens devidamente preenchidos. Acessar em: https://www.eapsus.fepecs.edu.br/formularios/
b) Currículo.
c) 01 (uma) foto 3×4.
d) Cópia legível da Apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais e cópia do pagamento integral da apólice referente à cobertura do período correspondente ao Treinamento em Serviço.
e) Cópia legível da Apólice de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e cópia do pagamento integral referente à cobertura correspondente ao período de Treinamento em Serviço.
Atenção: Nós da EAPSUS não indicamos seguradoras, a contratação dos seguros obrigatórios devem ser resultado das pesquisas e opção do interessado (a) em realizar Treinamento em Serviço na SESDF.
f ) Originais e Cópias:
• Documento de identificação oficial com foto;
• Diploma ou declaração de conclusão de curso expedida pela instituição de ensino;
• Registro no Conselho de Classe, sediado no Distrito Federal, quando exigido para o exercício da profissão. Exemplo: CRM, CRO, COREN, CRP, CREFITO, etc.
g) Certidão negativa do Conselho de Classe do Distrito Federal, comprovando a ausência de infração ética/disciplinar e regularidade com as obrigações pecuniárias atualizadas;
h) Termo de Compromisso de Treinamento em Serviço, padronizado pela GIES/EAPSUS/FEPECS, devidamente preenchido e assinado;

OBS: É dispensável a autenticação das cópias dos documentos listados desde que apresentadas juntamente com os originais para conferência dos servidores da EAPSUS/FEPECS no ato da entrega.

8. ONDE ENTREGO OS DOCUMENTOS PARA INICIAR O TREINAMENTO EM SERVIÇO?
A documentação requerida deverá ser entregue na EAPSUS – (SMHN, Quadra 03, Conjunto “A”, Bloco 01 – Edifício FEPECS- Brasília –DF).
É importante você realizar a conferência das documentações requeridas antes de apresentá-las na EAPSUS, observando sempre o prazo de entrega que é de até 15 dias uteis antes da data de início do seu Treinamento em Serviço.

EMAIL PARA INFORMAÇÕES: treinamento.eapsus@fepecs.edu.br
CONTATO: (61) 2017 1145, Ramal- 6851

RETIRADA DE CERTIFICADO:

Presencialmente na EAPSUS/FEPECS: Terça-feira e quinta-feira, de 8h as 11h30.
Caso precise agendar outro dia e horário para retirada de seu certificado ou necessite de outras informações sobre o tema, enviar e-mail para sci.eapsus@fepecs.edu.br

2ª VIA DE CERTIFICADO:

*OBS.: CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:

FAVORECIDO: FEPECS

CNPJ: 04.287.092/0001-93

BANCO: BRB

AGÊNCIA: 200

CONTA CORRENTE: 002.524-7

VALOR: 30 REAIS

 EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: sci.eapsus@fepecs.edu.br

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE AÇÃO EDUCATIVA).

Treinamento em serviço

CERTIFICADO: será emitido após finalização do Treinamento em Serviço e do cumprimento de todos os critérios estabelecidos que normatizam essa ação.

RETIRADA DE CERTIFICADO:

  • Os certificados dos SUPERVISORES serão anexados ao processo aberto no SEI – Sistema Eletrônico de Informações, referente ao Treinamento realizado.
  • O TREINANDO receberá um e-mail, do setor responsável, com as informações para realizar a retirada do seu certificado na EAPSUS/FEPECS.

2ª VIA DE CERTIFICADO:

CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 30 REAIS

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO).

EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO REQUERIMENTO E DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: treinamento.eapsus@fepecs.edu.br

2ª VIA CRACHÁ
CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CRACHÁ, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CRACHÁ:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 15 REAIS

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CRACHÁ ENCAMINHE UM E-MAIL PARA treinamento.eapsus@fepecs.edu.br COM OS SEGUINTES DADOS:

  • Nome Completo;
  • Número do Processo SEI do Treinamento em Serviço;
  • Nome da Unidade de Saúde ou Unidade Administrativa do Treinamento em Serviço.
    E anexar:
  • Boletim de Ocorrência Policial;
  • Comprovante de pagamento da taxa de R$ 15,00.

EAD

A emissão dos certificados para os cursos realizados em EAD segue a regulamentação da
Portaria nº 140, de 20 de março de 2017 e alterações.

Todos os participantes deverão realizar seu cadastro na plataforma EAD da EAPSUS,
criando uma conta com login e senha de acesso no link: http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php

Conforme a carga horária poderão ser emitidas Declaração de Participação e/ou Certificado
de Ações Educativas conforme abaixo:

DECLARAÇÕES: Ações educativas com carga horária inferior à 20h.

CERTIFICADOS: Ações educativas com carga horária superior a 20 horas.

No caso de Educação a Distância a emissão de certificado estará vinculada a realização de
avaliação com, no mínimo, 60% de acertos da atividade educativa.

A emissão de DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO só será efetuada caso o participante
cumpra os pré-requisitos descritos na plataforma.

Após cumprimento dos pré-requisitos a DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO, são emitidos
automaticamente com possibilidade de impressão ou armazenamento em arquivo pelo
próprio participante.

Em caso de dúvida CLIQUE AQUI para ler o tutorial de emissão de certificado e declaração EAD.

2ª VIA DE CERTIFICADO:

A emissão de um novo certificado é feita dentro da página do curso na plataforma Moodle.

PROBLEMAS DE ACESSO À PLATAFORMA 

Caso tenha problemas para acessar a sua conta, CLIQUE AQUI e identifique seu usuário ou redefina sua senha.
Após realização do procedimento de recuperação de login, caso o problema continue, envie um email para dti@fepecs.edu.br com os seguintes dados:

-Nome completo

-CPF

-Problema a ser resolvido.

 

Skip to content