PERGUNTAS FREQUENTES

Como posso fazer estágio nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal?

De acordo com a Portaria SES nº 399/2020 (colocar link), somente as instituições conveniadas com  a SES/DF podem encaminhar seus estudantes aos cenários de ensino, para a realização das atividades práticas curriculares.

Quais cursos e instituições são conveniados com a SES/DF para práticas curriculares?

As instituições e seus respectivos cursos estão dispostos na listagem disponível em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/instituicoes-de-ensino-conveniadas/>.

Como fazer o curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Para dar início ao curso é necessário fazer o cadastro na plataforma EAD da Eapsus <http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php>. 

As instruções detalhadas estão disponíveis em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/acolhimento-estudantes-docentes/>.

Como imprimir o certificado do curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Antes de imprimir o certificado, é necessário ter assistido às aulas (vídeos), realizado a tarefa final com acertos em 70% ou mais, e ter o tempo mínimo de participação de nove horas. Antes de imprimir, verifique se o seu nome está correto e completo, se não estiver, altere o seu cadastro. Após a conclusão do curso e a realização da avaliação do curso o certificado será liberado de forma imediata, clicando no campo “OBTER CERTIFICADO”.

Supervisor/preceptor de estágio tem direito ao certificado pela atividade prática curricular? Como solicitar?

Sim, ele tem direito ao certificado e deve procurar o NEPS da Região de Saúde, onde aconteceu a supervisão, e preencher uma ficha de avaliação, que posteriormente será encaminhada à GIES/EAPSUS/FEPECS, para a emissão e envio do certificado.

Quais são os procedimentos para uma instituição de ensino encaminhar estudantes para realizar práticas curriculares na SES/DF?

Para realizar estágios e atividade prática supervisionada na SES/DF, a instituição de ensino precisa celebrar um convênio com a SES/DF, com a interveniência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde/FEPECS. Os procedimentos estão descritos nas Portaria nº 399/2020 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html> e na Portaria nº 252/2014 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/78853/Portaria_252_19_12_2014.html>.

A Instituição deverá acessar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares – SIGECAP <http://sigecap.fepecs.edu.br/> e realizar o cadastro com o devido encaminhamento da documentação descrita nas normativas citadas.

Outras informações podem ser obtidas com a Gerência de Convênios, através do e-mail <geconv.uag@fepecs.edu.br>.

Instituições de fora do DF podem realizar convênio com a SES/DF para práticas curriculares?

De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente instituições sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderão ser conveniadas para a realização das atividades práticas curriculares na SES/DF.

Quais cursos e instituições são conveniados com a SES/DF para práticas curriculares?

As instituições e seus respectivos cursos estão dispostos na listagem disponível em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/instituicoes-de-ensino-conveniadas/>.

Como fazer o curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Para dar início ao curso é necessário fazer o cadastro na plataforma EAD da Eapsus <http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php>.
As instruções detalhadas estão disponíveis em <https://www.eapsus.fepecs.edu.br/acolhimento-estudantes-docentes/>.

Como imprimir o certificado do curso de acolhimento obrigatório para o estágio na SES/DF?

Antes de imprimir o certificado, é necessário ter assistido às aulas (vídeos), realizado a tarefa final com acertos em 70% ou mais, e ter o tempo mínimo de participação de nove horas. Antes de imprimir, verifique se o seu nome está correto e completo, se não estiver, altere o seu cadastro. Após a conclusão do curso e a realização da avaliação do curso o certificado será liberado de forma imediata, clicando no campo “OBTER CERTIFICADO”.

Supervisor/preceptor de estágio tem direito ao certificado pela atividade prática curricular? Como solicitar?

Sim, ele tem direito ao certificado e deve procurar o NEPS da Região de Saúde, onde aconteceu a supervisão, e preencher uma ficha de avaliação, que posteriormente será encaminhada à GIES/EAPSUS/FEPECS, para a emissão e envio do certificado.

Quais são os procedimentos para uma instituição de ensino encaminhar estudantes para realizar práticas curriculares na SES/DF?

Para realizar estágios e atividade prática supervisionada na SES/DF, a instituição de ensino precisa celebrar um convênio com a SES/DF, com a interveniência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde/FEPECS. Os procedimentos estão descritos nas Portaria nº 399/2020 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/062d1ccc8527490e9176142420746124/Portaria399_17_07_2020.html> e na Portaria nº 252/2014 <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/78853/Portaria_252_19_12_2014.html>.
A Instituição deverá acessar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares – SIGECAP <http://sigecap.fepecs.edu.br/> e realizar o cadastro com o devido encaminhamento da documentação descrita nas normativas citadas.
Outras informações podem ser obtidas com a Gerência de Convênios, através do e-mail <geconv.uag@fepecs.edu.br>.

Instituições de fora do DF podem realizar convênio com a SES/DF para práticas curriculares?

De acordo com a Portaria SES nº 399/2020, somente instituições sediadas no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) poderão ser conveniadas para a realização das atividades práticas curriculares na SES/DF.

RETIRADA DE CERTIFICADO:

Presencialmente na EAPSUS/FEPECS: Terça-feira e quinta-feira, de 8h as 11h30.
Caso precise agendar outro dia e horário para retirada de seu certificado ou necessite de outras informações sobre o tema, enviar e-mail para sci.eapsus@fepecs.edu.br

2ª VIA DE CERTIFICADO:

*OBS.: CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:

FAVORECIDO: FEPECS

CNPJ: 04.287.092/0001-93

BANCO: BRB

AGÊNCIA: 200

CONTA CORRENTE: 002.524-7

VALOR: 30 REAIS

 EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: sci.eapsus@fepecs.edu.br

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE AÇÃO EDUCATIVA).

Treinamento em serviço

CERTIFICADO: será emitido após finalização do Treinamento em Serviço e do cumprimento de todos os critérios estabelecidos que normatizam essa ação.

RETIRADA DE CERTIFICADO:

  • Os certificados dos SUPERVISORES serão anexados ao processo aberto no SEI – Sistema Eletrônico de Informações, referente ao Treinamento realizado.
  • O TREINANDO receberá um e-mail, do setor responsável, com as informações para realizar a retirada do seu certificado na EAPSUS/FEPECS.

2ª VIA DE CERTIFICADO:

CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CERTIFICADO, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CERTIFICADO:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 30 REAIS

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO CLIQUE AQUI (REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO).

EMAIL PARA INFORMAÇÕES E PARA O ENVIO DO REQUERIMENTO E DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO: treinamento.eapsus@fepecs.edu.br

2ª VIA CRACHÁ
CASO O INTERESSADO TENHA RECEBIDO E PERDIDO O CRACHÁ, É NECESSÁRIO PAGAR POR UMA SEGUNDA VIA, CONFORME INSTRUÇÃO Nº 24, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, PUBLICADA NO DODF DO DIA 17/10/2008.

DADOS PARA PAGAMENTO DA 2ª VIA DO CRACHÁ:
FAVORECIDO: FEPECS
CNPJ: 04.287.092/0001-93
BANCO: BRB
AGÊNCIA: 200
CONTA CORRENTE: 002.524-7
VALOR: 15 REAIS

PARA SOLICITAR A 2ª VIA DO CRACHÁ ENCAMINHE UM E-MAIL PARA treinamento.eapsus@fepecs.edu.br COM OS SEGUINTES DADOS:

  • Nome Completo;
  • Número do Processo SEI do Treinamento em Serviço;
  • Nome da Unidade de Saúde ou Unidade Administrativa do Treinamento em Serviço.
    E anexar:
  • Boletim de Ocorrência Policial;
  • Comprovante de pagamento da taxa de R$ 15,00.

EAD

A emissão dos certificados para os cursos realizados em EAD segue a regulamentação da
Portaria nº 140, de 20 de março de 2017 e alterações.

Todos os participantes deverão realizar seu cadastro na plataforma EAD da EAPSUS,
criando uma conta com login e senha de acesso no link: http://eadeapsus.fepecs.edu.br/login/index.php

Conforme a carga horária poderão ser emitidas Declaração de Participação e/ou Certificado
de Ações Educativas conforme abaixo:

DECLARAÇÕES: Ações educativas com carga horária inferior à 20h.

CERTIFICADOS: Ações educativas com carga horária superior a 20 horas.

No caso de Educação a Distância a emissão de certificado estará vinculada a realização de
avaliação com, no mínimo, 60% de acertos da atividade educativa.

A emissão de DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO só será efetuada caso o participante
cumpra os pré-requisitos descritos na plataforma.

Após cumprimento dos pré-requisitos a DECLARAÇÃO e/ou CERTIFICADO, são emitidos
automaticamente com possibilidade de impressão ou armazenamento em arquivo pelo
próprio participante.

Em caso de dúvida CLIQUE AQUI para ler o tutorial de emissão de certificado e declaração EAD.

2ª VIA DE CERTIFICADO:

A emissão de um novo certificado é feita dentro da página do curso na plataforma Moodle.

PROBLEMAS DE ACESSO À PLATAFORMA 

Caso tenha problemas para acessar a sua conta, CLIQUE AQUI e identifique seu usuário ou redefina sua senha.
Após realização do procedimento de recuperação de login, caso o problema continue, envie um email para dti@fepecs.edu.br com os seguintes dados:

-Nome completo

-CPF

-Problema a ser resolvido.

 

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