1° Oficina da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal do Distrito Federal

A vigilância sentinela da SES/DF é responsável por monitorar os casos de síndrome gripal (SG) por vírus respiratórios de importância em saúde pública nas unidades de saúde, intituladas unidades sentinelas, para que sirvam como um alerta precoce ao sistema de vigilância. Os relatórios epidemiológicos dos dados das unidades sentinelas de SG são muito oportunos para sinalizar início de sazonalidade, epidemias e surtos pelos vírus respiratórios de importância em saúde pública, fortalecendo os gestores na tomada de decisão, para organização da rede de assistência à saúde.

Atualmente, as unidades sentinelas de síndrome gripal do DF são: a UBS 02 Asa Norte, UBS 12 Samambaia, UBS 01 São Sebastião, UBS 01 Santa Maria, UBS 05 Planaltina, UPA N. Bandeirante, UPA Ceilândia I, Hospital Brasília Lago Sul e o Hospital Materno Infantil de Brasília e a UBS 11 de Samambaia está em processo de inclusão.

No dia 29 de fevereiro de 2024 ocorreu a Primeira Oficina de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal do Distrito Federal no Auditório da Rede de Frio. A ação educativa teve o objetivo de qualificar os profissionais atuantes nesse setor para melhorar o indicador de coleta de amostra por unidade sentinela do Distrito Federal, além de padronizar o acolhimento, atendimento, coleta de amostra e notificação dos casos de síndrome gripal atendidos nas unidades sentinelas e favorecer a construção do Procedimento Operacional Padrão de acordo com o tipo de unidade (UBS, UPA ou Hospital) visando uniformizar o processo de trabalho relacionado à vigilância sentinela de síndrome gripal nas unidades.

O evento contou com a participação de mais de 30 servidores das unidades sentinelas que serão certificados pela Escola de Aperfeiçoamento do SUS.

 

Pular para o conteúdo