Eapsus e SES se reúnem para fortalecer ações de ensino e serviço na saúde

O encontro também tratou do uso de recursos de contrapartida

Natalia Oliveira, da Fepecs

A diretoria da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) se reuniu, nessa quinta-feira (6), com representantes do setor de Infraestrutura da Secretaria de Saúde (SES), a fim de traçar estratégias de fortalecimento para o ensino em saúde, além do próprio serviço na rede pública distrital.

Durante o encontro, também foi discutida a execução da contrapartida recebida das instituições de ensino conveniadas à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Esse tipo de debate institucional é importante para que o recurso seja executado com prioridade nas unidades que ofertam vagas de estágios nos cenários de ensino na SES, a partir da elaboração de um projeto base, cujo modelo deve atender ao disposto no anexo da Portaria nº 02, de 26 de janeiro deste ano.

Os projetos devem ser enviados por cada região de saúde e o sucesso na aprovação resulta, dentre outros fatores, de que o superintendente regional aponte como prioritárias as propostas elencadas pelos serviços da ponta.

Na ocasião, também foi proposta a participação da Subsecretaria de Infraestrutura (Sinfra) da SES no Seminário de Educação Permanente, que será promovido pela Eapsus no próximo mês, tendo em vista que o setor é o responsável pela análise e aprovação dos projetos de contrapartida.

Além disso, o plano é que seja gravado um vídeo explicativo sobre o papel da Sinfra nesse processo e disponibilizado no acervo de cursos da Eapsus para que, independente da rotatividade dos cargos, o conhecimento seja difundido entre servidores, gestores e regiões de saúde.

Oferta de vagas

A partir da oferta de vagas de estágio, as instituições pactuam e escolhem aquelas de seu interesse, gerando uma contrapartida, ou seja, um recurso para ser executado. Para a diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro, essas reuniões são fundamentais, pois “devido à proximidade da Eapsus com as regiões, é solicitado o apoio da Escola para aprovação dos projetos que envolvem os cenários de ensino”.

O investimento nesses cenários é primordial para o ensino e aprendizagem dos alunos, além de atender às necessidades dos setores para prestação de um serviço efetivo e de excelência.

Sobre as dificuldades abordadas, Fernanda conta que “o grande entrave identificado durante a reunião foi, justamente, a elaboração correta do projeto base por parte dos servidores da ponta”. Por isso, é imprescindível o papel da Eapsus em “disseminar as orientações para elaboração desses projetos e, assim, obter excelentes resultados com essa ação de qualificação dos servidores”, finalizou a gestora.