EAPSUS oferta mais de 46 mil vagas de estágios às instituições de ensino do DF

A EAPSUS realizou pela primeira vez a pactuação das vagas dos cenários para estágio com as Instituições de Ensino Conveniadas simultaneamente. Anteriormente, a pactuação era coordenada pelas regiões de saúde, cada região elaborava o seu cronograma, em média eram 70 reuniões  por período de pactuação. Além da dispensação de mais tempo para participar da quantidade elevada de reuniões, esse modelo não permitia que as instituições visualizassem o cenário global das vagas de cada curso no DF, o que os impediam em algumas vezes, de escolher o melhor  local para a instituição.

A coordenação do processo de pactuação na EAPSUS, ficou a cargo da Gerência de Integração Ensino-Serviço (GIES), que cumpriu o cronograma das reuniões de Macropactuação de vagas de atividades práticas curriculares iniciado no dia 27 de abril  a 16 de maio. As reuniões foram realizadas no formato virtual, gravadas, permitindo uma maior transparência na disponibilização dos cenários de estágios às Instituições de Ensino. Os Núcleos de Educação Permanente em Saúde-NEPS foram fundamentais para a consolidação das vagas ofertadas pela SES/DF e participaram ativamente das reuniões. As reuniões foram realizadas por Curso, conforme Cronograma abaixo.

“Hoje encerramos as pactuações das vagas de atividades práticas curriculares para o segundo semestre de 2023 com a participação de 22 instituições de ensino conveniadas do DF. O novo formato de pactuação deu transparência à oferta de mais de 46.716 mil vagas de estágios.” Destaca a Diretora da EAPSUS

Foram realizadas 10 reuniões com a presença de 22 Instituições de Ensino conveniadas com a SES-DF por interveniência da FEPECS: UnB, UniCEUB, UniEURO, Uniceplac, IESGO, UCB, UniLS, UDF, IESB, FAB, CIES, CEP Saúde, Grau Técnico Taguatinga, Grau Técnico Gama, Grau Técnico Brasília, Escola Técnica Residência Saúde, LS Escola Técnica, SENAC-DF, Instituto Madre Teresa, PRÓ-EDUCAR.

Os cursos pactuados foram: Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Odontologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Nutrição, Técnico em Análises Clínicas.

CRONOGRAMA DE PACTUAÇÃO

Curso Horário Data