Eapsus promove II Seminário de Educação Permanente em comemoração aos dez anos da Escola

O evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto no auditório da Fepecs

A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) promove, na próxima semana, o II Seminário de Educação Permanente em Saúde; evento que também será em comemoração aos dez anos de existência da Escola. O encontro será no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), e conta com a presença de gestores, servidores e convidados de outros órgãos e estados.

Com o objetivo de evidenciar a importância da atuação da Escola em relação ao aperfeiçoamento contínuo e permanente de profissionais de saúde, a diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro, explica que “a ciência é dinâmica e isso implica em constantes mudanças de protocolos e procedimentos, por isso, a necessidade de estar sempre atualizado”.

O papel da Escola junto aos servidores é garantir que a qualificação acompanhe esse dinamismo e que as alterações em Portarias, legislações vigentes e formas de acolhimento sejam incrementadas aos cursos disponibilizados na plataforma EAD, ou de maneira presencial nos territórios. Para a diretora, existe uma grande expectativa em relação ao Seminário, porque “desperta em gestores e instituições de ensino conveniadas, a importância da qualificação continuada”.

A novidade deste ano será a discussão do Plano de Educação Permanente do Distrito Federal, que será elaborado durante o segundo semestre em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES) e apoio do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Após a elaboração, o documento será utilizado pelos próximos quatro anos para nortear as ações relacionadas à educação permanente no DF.

Cronograma

O evento será nos dias 22 e 23 de agosto, e, no primeiro dia, terá uma mesa de abertura, com participação de autoridades em saúde para debater sobre o tema. Para participar do Seminário, os interessados devem se inscrever por meio da plataforma EAD da Eapsus.

Também serão promovidas duas oficinas, no período vespertino, com os temas “Como elaborar projetos de educação permanente em saúde no contexto das Regiões de Saúde da SES/DF” e “Qualificação dos cenários de práticas curriculares obrigatórias na perspectiva da integração ensino e serviço”.

Para se inscrever nas oficinas, basta escolher o tema e acessar os formulários de inscrição.