Eapsus destaca a importância do aperfeiçoamento de servidores em II Seminário de Educação Permanente em Saúde

O evento também comemora os dez anos de existência da Escola

A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) iniciou, na manhã de hoje (22), o II Seminário de Educação Permanente em Saúde; evento que acontece até amanhã com palestras, debates e oficinas de qualificação. A abertura foi realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Saúde (SES) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), além das gestoras anfitriãs.

A data do Seminário é simbólica e foi escolhida de maneira proposital, a fim de que os dez anos da Escola fossem comemorados durante o encontro. Fundada em 2013, a Eapsus coleciona grandes feitos, como a marca de 40 mil inscritos nos cursos ofertados pela plataforma de ensino à distância (EAD) e mais de 16 mil alunos inseridos nos cenários de ensino anualmente.

A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, relembrou o início da Eapsus e destacou que “são dez anos de muitas conquistas e transformações”. Para a gestora, é fundamental “falar sobre educação permanente, discutir maneiras de inseri-la no cotidiano profissional e ressaltar a importância dos servidores do SUS”.

Atuação da Eapsus

A diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro, utilizou sua fala durante a mesa de abertura para destacar o papel da instituição e a necessidade de tornar a educação permanente parte da rotina dos servidores. “Esse é um processo de construção coletiva, queremos ouvir as dificuldades, os acertos e as sugestões. É o SUS formando o SUS”, disse.

Responsável pelo aperfeiçoamento e atualização de profissionais de saúde, a Escola possui 78 cursos gratuitos, que são disponibilizados pela plataforma EAD, além de capacitação presencial com servidores que percorrem os territórios das regiões de saúde, ouvindo as necessidades dos Núcleos de Educação Permanente (Neps).

Também é função da Escola coordenar a inserção de todos os alunos da rede pública e privada dos cursos em saúde nos cenários de ensino. Neste ano, apenas no primeiro semestre, cerca de nove mil estudantes foram inseridos em hospitais e unidades básicas de saúde (UBS). Atualmente, a Escola possui convênio com 26 instituições de ensino, o que propicia uma atuação mais ampla.

Os recursos de contrapartida estão incluídos nas atribuições da Escola, que indica a melhor maneira de utilizá-los. “Ajudamos as regiões a indicar as prioridades para o uso desse recurso e, dessa forma, aperfeiçoar o trabalho lá na ponta”, esclarece a diretora.

Debates e troca de experiências

O seminário foi dividido em dois dias e dois turnos para que o maior número de pessoas pudesse participar e contribuir com ideias, apontamentos e vivências.

No primeiro dia, durante as palestras da manhã, representantes dos estados do Ceará e Paraná compartilharam suas experiências em escolas públicas de saúde estaduais.

Já no segundo dia, será tratada a importância dos sistemas utilizados pela Eapsus, os cenários de ensino e a função dos Neps. Nos dois dias à tarde, serão promovidas oficinas de capacitação aos servidores inscritos.

Plano de Educação Permanente

Durante o evento, também haverá a discussão do Plano de Educação Permanente do Distrito Federal, que será elaborado durante o segundo semestre em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES) e apoio do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Após a elaboração, o documento será utilizado pelos próximos quatro anos para nortear as ações relacionadas à educação permanente no DF.

No Plano, será apresentado um planejamento adequado às necessidades distritais, com definição de trilhas temáticas para aperfeiçoamento dos servidores e as prioridades, com critérios de escolha das demandas a serem atendidas pela Escola.

Comemoração e homenagens

O seminário é comemorativo aos dez anos da Escola e também uma forma de homenagear os servidores que desempenham suas atividades na instituição. Em uma década de existência, foi necessária muita dedicação, persistência e planejamento para que fossem alcançados resultados tão positivos.

Em retribuição aos anos de trabalho, duas servidoras lotadas na Eapsus desde sua fundação, foram condecoradas com menções honrosas entregues pelas diretoras da Fepecs e da Eapsus.

A diretora da Escola ressaltou que o evento só foi possível “graças à colaboração e empenho de toda equipe, que trabalha arduamente para transformar nossa instituição”.