Eapsus promove treinamento no Sigecap para otimizar vagas em cenários de ensino

Docentes e coordenadores da Escs foram treinados para utilizar o sistema e disponibilizar as vagas de estágio dos cursos de enfermagem e medicina

Natalia Oliveira, da Fepecs

A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) promoveu, na última semana, um treinamento para docentes, coordenadores e gerentes da Escola Superior de Ciências de Saúde (Escs), a fim de que eles passem a utilizar o Sistema de Gestão de Convênios e Atividades Práticas Curriculares (Sigecap) para gerir as vagas de estágios ofertadas nos cursos de enfermagem e medicina. Esse sistema, instituído pela Portaria Conjunta nº 2, é a forma oficial de operacionalização para celebrar e executar convênios e ter acesso aos campos de atividades práticas curriculares, que são mais conhecidos como cenários de ensino.

A capacitação desses profissionais ocorreu na última semana, mas o sistema só começa a ser utilizado pela Escs a partir de 2024, isso para que haja tempo hábil de atualizar todas as informações no Sigecap, levando em consideração que muitos estudantes vão se formar em dezembro deste ano. A Eapsus é a responsável pelas vagas de estágio nos cenários de ensino tanto para instituições públicas quanto privadas, e no próximo ano foram disponibilizadas cerca de 47.000 vagas para estudantes da área de saúde. Desse total, 3.529 vagas são da Escs.

A gerente de Integração Ensino-Serviço da Eapsus, Verônica Lobo, conta que “a Escs tem prioridade na escolha dos cenários de ensino, garantida por meio da Portaria nº 2/2023”, na sequência, as instituições públicas conveniadas têm preferência na escolha. Ela ressalta que, “durante o treinamento, foi criado o acesso dos profissionais da Escs ao sistema e, a partir daí, eles já começaram a inserir informações dos cursos para oferta de vagas do ano de 2024”.

Com o objetivo de aperfeiçoar o treinamento, a Eapsus criou o Manual de Operacionalização do Sistema, que contém um passo a passo a ser seguido pela instituição de ensino ou profissional que deseja cadastrar suas vagas. De acordo com a gerente, “o manual e o curso serão atualizados sempre que o Sigecap passar por alguma reformulação”.