Reunião com representantes da SES destaca importância da educação permanente

O encontro ocorre uma semana após seminário da Eapsus sobre o tema

O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi marcado pelo encontro que reuniu, nessa terça-feira (29), gestores da instituição e representantes da Secretaria de Saúde (SES) e instituições de ensino públicas e privadas, que fazem parte da Comissão Integração Ensino-Serviço (CIES). A reunião acontece uma semana após o II Seminário de Educação Permanente em Saúde, promovido pela Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus).

Durante a conversa foi deliberada a criação de um grupo de trabalho de estudos técnicos sobre educação permanente, com previsão de apresentação de um relatório final na próxima reunião do CIES, marcada para o dia 21 de novembro.

Além disso, representantes de instituições de ensino superior privadas demonstraram apoio à SES com a disponibilização de espaços, laboratórios e participação em congressos e seminários que visem à promoção da educação permanente. Outro ponto de destaque foram os cenários de ensino e formas de otimizar as vagas disponibilizadas para atividades práticas.

Na avaliação da diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, a reunião “foi muito proveitosa, de fortalecimento da integração ensino-serviço e educação permanente”.

Também estiveram presentes no encontro o secretário-adjunto de assistência à saúde da SES, Luciano Agrizzi e a diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro.

Eapsus e Educação Permanente

Responsável pelo aperfeiçoamento e atualização de profissionais de saúde, a Escola possui 78 cursos gratuitos, que são disponibilizados pela plataforma EAD, além de capacitação presencial com servidores que percorrem os territórios das regiões de saúde, ouvindo as necessidades dos Núcleos de Educação Permanente (Neps).

Também é função da Escola coordenar a inserção de todos os alunos da rede pública e privada dos cursos em saúde nos cenários de ensino. Neste ano, apenas no primeiro semestre, cerca de nove mil estudantes foram inseridos em hospitais e unidades básicas de saúde (UBS). Atualmente, a Escola possui convênio com 26 instituições de ensino, o que propicia uma atuação mais ampla.