O encontro tratou de aperfeiçoamento e valorização da Saúde
Natalia Oliveira, da Fepecs
Na tarde dessa quinta-feira (11), a nova diretora da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), Fernanda Ramos Monteiro, se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a fim de apresentar o trabalho da Escola e estabelecer parcerias com o órgão.
À frente da Escola há menos de um mês, Fernanda ressalta que “o trabalho em saúde e as políticas públicas em saúde são dinâmicas e requerem mudanças no processo de formação dos profissionais do SUS”. Para a diretora, o papel da EAPSUS é de “acompanhar as necessidades do SUS para propiciar a transformação através da educação em saúde, oferecendo assim uma assistência à saúde de maior qualidade para a população”.
Desenvolvendo ações de educação permanente em saúde e atividades de integração ensino-serviço, a EAPSUS oferece aos profissionais da Secretaria de Saúde (SES) e demais interessados da área, educação em saúde com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Escola também atua como suplente da SES na Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, voltada à capacitação de profissionais que atuam no SUS.
Durante a reunião, foram discutidas formas de ampliar o papel da Escola e possibilidades de novos projetos, que podem tornar mais próximos os órgãos envolvidos na defesa do SUS e do aperfeiçoamento para profissionais de saúde.
“Essa aproximação com os trabalhos técnicos do Conass é essencial para conhecermos as diretrizes pactuadas pelos secretários estaduais de saúde e que serão implementadas pelos estados, que irão demandar a qualificação dos profissionais do SUS”, finalizou a diretora da Escola.