Regional de Ensino de Taguatinga é escolhida para iniciar projeto piloto de curso relativo à diabetes nas escolas.

Está acontecendo o curso: Manejo de estudantes com diabetes tipo 1 para profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal, fruto de uma parceria entre a EAPSUS/FEPECS, Secretaria de Educação do DF e a Secretaria de Saúde do DF. O curso é na modalidade à distância, com momentos síncronos e assíncronos.
Tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais das unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre os cuidados necessários relativos ao aluno com diabetes, no que diz respeito a sua segurança e suas especificidades, bem como o manejo destes estudantes na rede de saúde do DF quando necessário.
O público que se deseja atingir são os profissionais da comunidade escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
No âmbito do Distrito Federal, segundo dados do Censo Escolar 2020 apresentados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF), existem hoje 217 alunos com Diabetes matriculados na rede de educação do DF. As regiões que mais apresentaram estudantes com essa condição, de acordo com o referido censo, foram as regionais de ensino do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga.

Em outro levantamento realizado pelo Censo 2021, as regionais onde mais prevaleceu a incidência do diabetes foram as regionais de Taguatinga, Brazlândia e Paranoá. Com base nesses dados, verifica-se que a regional de ensino de Taguatinga figura nos dois levantamentos com alto número de estudantes com diabetes, razão pela qual foi escolhida como a regional de ensino onde foi iniciado o projeto piloto para enfrentamento do diabetes, com posterior expansão para as demais regionais.

O curso encontra-se em andamento e, no momento, é restrito à Regional de Ensino de Taguatinga.

Depoimento:
“… Informo que os materiais oferecidos na plataforma para esta formação são muito ricos e por meio do estudo tem sido possível aprendermos com clareza sobre o manejo da Diabetes na escola.”(R.L.M.)